terça-feira, 3 de março de 2009

rota709mc_Jornal Virtual




____ Aqui será postado diariamente novidades e curiosidades do mundo duas rodas, reportagem e lançamentos do mundo motociclistico.
FIQUE ATENTO:

#################################

14/02/2011 - 12h10 - Quadriciclos na estrada?! Enfim eles vão ter o seu lugar:

RESOLUÇÃO 168 DO CONTRAN E OS QUADRICICLOS
________
______

Resolução 168 do CONTRAN e as categorias de habilitação

A tão debatida Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito, sobre o processo de habilitação e renovação da carteira faz algumas referências em relação à categoria de habilitação e o veículo correspondente para sua condução, bem como com relação ao veículo que se deva fazer a prova de direção veicular.

A primeira situação é que o Anexo I da Res. 168 do Contran é definida como ‘Tabela de Correspondência e Prevalência das Categorias’, a qual deveria ser imediatamente retirada. Nela estão feitas as correspondências entre a categoria de habilitação e a característica do veículo que pode ser conduzido. Entendemos que sua existência além de dispensável porque o Art. 143 do Código já faz a definição dessa correspondência, existem algumas incongruências que apontamos. Enquanto o Art. 143 fala que categoria ‘B’ é para veículo não abrangido pela categoria ‘A’ (2 ou 3 rodas), a Res. 168 fala que é para veículos de 4 rodas. Não ser de 2 ou 3 rodas não significa que seja apenas de 4 rodas, e sim de 4 ou mais rodas, até porque um automóvel ou caminhonete pode ter 6 rodas (3 eixos) sem qualquer problema.

Outra é quanto ao ‘motor-casa’ que a Res. 168 faz a correspondência na categoria ‘C’. Ora, o ‘motor-home’ não é nem veículo de carga, nem passageiros e nem misto, e sim veículo ‘especial’. Ele é um veículo que pode ter sido derivado de uma caminhonete, de uma camioneta, de um ônibus, microônibus ou caminhão. Imagine querer exigir categoria ‘C’ de um motor-home derivado de uma Kombi.

Com relação ao veículo para a prova prática também devemos comentar que na atual Resolução 50/98 não é exigida carga horária mínima para prova prática das categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’ , (são os Detran que exigem), e a Res. 168 além de estabelecer a carga horária prática mínima para essas categorias, estabelece também o veículo com capacidades mínimas tanto para a prática quanto para a prova. Assim, para categoria ‘D’, que abrange desde as Besta 10 ou 12 lugares, tanto a prática (treino mínimo de 15 h/a) quanto a prova prática devem ser realizados num veículo de passageiros com capacidade mínima de 20 lugares. Só para ilustrar uma incongruência, enquanto a Res. 50 pede para categoria ‘A’ uma motocicleta (veículo de 2 rodas em que o condutor vai montado) de no mínimo 125 cilindradas, a Res. 168 exige um ‘veículo’ de mais que 125 cilindradas, que poderia ser uma ‘motoneta’ (condutor sentado) ou mesmo um triciclo (3 rodas), que também é correspondente à categoria ‘A’.

______ MARCELO JOSÉ ARAÚJO – Advogado e Consultor de Trânsito, Professor de Direito de Trânsito das Faculdades Integradas Curitiba

______ E os fabricantes comemoram lançando produtos para 2011:






Vai que a moda pega!!!

#################################

22/01/2010 - 16h13 - Dia 27 de janeiro faça um sacrificio pela causa motociclistica (Um lenço preto no guidão)...... repasse!!!

SACRIFÍCIO PELA CAUSA MOTOCICLISTICA

________Presidente da ABRAM Lucas Pimentel, conclama os motociclistas para um protesto pacífico.

____ Neste momento em que através do PL 2.872/08 estamos sendo verdadeiramente ameaçados com a possibilidade de não mais podermos transitar pelos “corredores” formados entre as filas de automóveis e com isso estarmos obrigados a circular atrás dos automóveis, o que faria aumentar sobremaneira a possibilidade de nos envolvermos em sérias ocorrências de trânsito, frente à falta de distancia segura em razão da motocicleta percorrer cerca de 30 metros até a frenagem total, isso estando a 60 km/ph, e ainda porque atrás dos automóveis nos motociclistas não teríamos o campo de visão necessário e indispensável para antever situações de perigo.

____ Por tudo isso, faz se necessário que manifestemos a nossa indignação, e chamemos a atenção da opinião pública para essa realidade que muitos desconhecem ou ignoram.

____ Saibam todos que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos assegura o direito ao exercício do trânsito seguro, sendo, portanto, dever dos órgãos de trânsito desse país, prover os meios necessários para que isso ocorra, ou seja, para que efetivamente tenhamos a segurança no trânsito. Nesse sentido e diante do exposto, conclamamos a todos os motociclistas que se manifestem, pois como dizem: “Quem cala consente”.

____ Faça um sacrifício pelo motociclismo nacional, dia 27 de janeiro, quarta-feira, coloque um pano preto no guidão de sua motocicleta e no trajeto que você for percorrer, ocupe o espaço de automóvel na via pública, neste dia em especial não circule no corredor. Vamos demonstrar para esses “iluminados” que acham que proibir a passagem da motocicleta pelo “corredor” é a solução para o caos do trânsito, qual a conseqüência de tal medida. Veja, lembre-se que você precisará manter uma boa distancia do veículo a sua frente, a fim de ter tempo de frenagem e campo de visão. Tomando esses cuidados não demonstraremos o quanto às ocorrências de trânsito poderão aumentar com a implantação de tal proibição, acredito que não precisaremos nos acidentar ou morrer nas vias públicas para evidenciar isso.

____ Julgamos importante salientar que a fim de que ninguém seja multado, não haverá ponto de concentração, buzinasso ou trajeto, no dia 27 (quarta-feira) em qualquer lugar desse país, onde você circular com a sua motocicleta, não circule no corredor, ocupe o lugar de um automóvel na via pública e faça esse sacríficio pela nossa querida causa motociclística.

____ Lucas Pimentel , 41 anos, é presidente da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas. Tel. (11) 3338-2872 ou 2771-5590 e (11) 7369-2350
E-mail: pimentel@abrambrasil.org.br site: www.abrambrasil.org.br

ATENÇÃO SE VOCÊ ADERIR MANDE UMA FOTO DA SUA MOTO COM O LENÇO PRETO NO GUIDÃO PARA PUBLICARMOS NO SITE DA ABRAM.

#################################

02/10/09 - 09h14

MOTOCICLISTAS EM SÉRIOS APUROS

________ (Motociclistas, Uma Raça em Extinsão)

____ Não é novidade para ninguém que há tempos alertamos sobre a necessidade de como motociclistas nos unirmos a fim de enfrentarmos às adversidades que “surgem” em nosso dia a dia na estrada.

____ Pois bem, lamento informar-lhes que uma grande e terrível “tempestade” está se formando a nossa direção, precisamos agir rapidamente.

____ Tramitava na Câmara Federal cerca de 1600 propostas de alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tem 341 artigos.

____ O Deputado Federal por São Paulo, Carlos Zarattini, ex Secretário de Transportes na gestão Marta Suplicy, apresentou no ano passado o Projeto de Lei (PL) 2.872/08, com cerca de 400 propostas de alteração do Código, o PL na verdade é o anteprojeto preparado pelo Ministério da Justiça com essa finalidade, ao chegar à Comissão de Viação e Transportes (CVT), foi criada uma subcomissão para tratar do PL em questão, o presidente desta subcomissão é o Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Sr. Hugo Leal.

____ Após a realização de várias reuniões para discutir essas propostas, a subcomissão está apresentando o texto aprovado à comissão, dentre as muitas alterações destacamos algumas que propõe:

a) A PROIBIÇÃO DE SE TRANSPORTAR NA MOTOCICLETA CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS, (HOJE A IDADE MÍNIMA É 7 ANOS);

b) A OBRIGAÇÃO PARA SE COLOCAR NA MOTOCICLETA PLACA DIANTEIRA COM LACRE;

c) A PROIBIÇÃO PARA A PASSAGEM DE MOTOCICLETAS NO CORREDOR FORMADO PELOS AUTOMÓVEIS;

d) O AUMENTO EM 64% NO VALOR DAS MULTAS;

e) A ALTERAÇÃO DE VÁRIAS MULTAS GRAVES PARA GRAVÍSSIMA, ALTERANDO O FATOR DE MULTIPLICAÇÃO DO VALOR DE 3X PARA 5X;

f) A COLOCAÇÃO DO NUMERO DA PLACA DA MOTO NO CAPACETE;

g) A PROIBIÇÃO DE CIRCULAÇÃO DE MOTOCICLETAS ABAIXO DE 150 CC EM RODOVIAS E VIAS DE TRÂNSITO RÁPIDO.

A relatora do Projeto, deputada Federal pelo Espírito Santo, Sra. Rita Camata, já apresentou o seu parecer à subcomissão praticamente aprovando todas as alterações, fazendo pequeninas mudanças, entretanto, os pontos que nos afeta diretamente foram mantidos.

____ Agora estamos produzindo um documento para encaminhar à subcomissão a fim de que possamos impedir que essas “alterações” sejam aprovadas e entrem em vigor, mesmo porque, ao tomar conhecimento desses fatos não podemos deixar de agir efetivamente.

____ Entre em contato conosco pimentel@abrambrasil.org.br e mande-nos sua colaboração sobre os pontos acima destacados, principalmente com argumentos técnicos.

____ Se a subcomissão aprovar o texto e apresentá-lo à Comissão de Viação e Transporte (CVT) marcaremos uma mobilização nacional para manifestar nosso posicionamento, desde já queremos contar com a sua participação, seja você motociclista usuário, profissional, militar, esportista ou estradeiro.

____ Repasse essa mensagem para o maior número de motociclistas possível, a fim de que fiquem informados, além disso, é provável que façamos um abaixo assinado em todo o país.

____ Na próxima semana apresentaremos nossos próximos passos, fique atento!

____ JUNTOS CERTAMENTE CONSTRUIREMOS UM MOTOCICLISMO MELHOR!

Lucas Pimentel , 40 anos, é presidente da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, membro titular da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN.
Tel. (11) 3338-2872 ou 2771-5590
E-mail: pimentel@abrambrasil.org.br

Fonte: http://abrambrasil.org.br/presidencia_01.10.09.html


#################################

13/09/2009 - 03h11

NOVA NX FALCON 2010???

A Honda FMX 650 é uma opção para substituição da NX4 Falcon no Brasil.

A FMX 650 foi uma motocicleta criada pela Honda já a alguns anos, e seu principal atrativo foi o estilo super-motard, (ou conceito X da Yamaha). Algumas motocicletas apresentadas ultimamente pela Honda seguem a tendência criada pela FMX650, a exemplo a nossa Honda Bros, que possui um conjunto Carenagem do Farol/Farol/Paralama dianteiro que lembra bastante a FMX 650.

O desenvolvimento foi realizado visando-se criar um modelo experimental para o mercado europeu, e com isso testar a aptidão de vendas de modelos SM (supermoto). O quadro foi baseado no quadro da Hornet, e seu motor foi baseado no motor da tão conhecida NX Dominator. Segundo alguns relatos no próprio motokando.com (por “informado”), seu preço estaria abaixo dos R$ 20.000,00 este preço pode conferir maior poder na luta contra a sua rival XT 660.

##############################

13/09/2009 - 02h18

Nova Honda Bros 2009 - Com o visual renovado agora ela traz injeção eletrônica, mais conforto e agilidade

A Honda está lançando a nova Bros NXR 150, a moto que esta no mercado desde 2003 acaba de passar por uma reestilização completa, ganhando linhas mais modernas, sistema de injeção eletrônica, chega as lojas as concessionárias a partir de abril com preço de R$ 7.590 na versão de entrada KS.

nova bros 150 2009

No design da nova Bros, a traz faróis maiores e integrados com o para-lama, os defletores ao lado do tamque de conbustível, uma marca da motocicleta também foi redesenhado, e agora estão posicionados mais a frente, na parte traseira o destaque é o novo bagageiro que integra a alça da garupa foi inspirado nas motos de maior cilindradas da marca.

honda nxr bros 2009

Outro ponto que foi repensado, é o conforto ao dirigir, a nova Bros 150 conta com acento mais ergonômico, que permite um melhor encaixe das pernas rente ao tanque de combutível, ainda no quesito conforto a Honda deixou a Bros 10mm mais estreita para facilitar o apoio dos pés no chão, mesmo com a altura de 830mm em relação ao solo, o guidão também tem novo formato o que contribui para uma pilotagem mais suave e menos consativa.

painel da nova bros 2009

No painel da Nova Bros há agora indicador de combustível além de hodômetro total e parcial, e luzes de faról alto, indicadores de direção e neutro.

bros 2009

O motor OHC de 4 tempos possui 0.149cm³, desenvolve 13.8 cavalos de potência possui injeção eletrônica de combustível, ele foi baseado no propulsor da CG 150 Titan, segundo a marca é mais resistente e oferece mais agilidade em baixas rotações.

A Honda espera vender cerca de 92 mil exemplares da nova NXR 150 Bros, o modelo será oferecido nas cores vermelha, amarela e preta, nas versões KS com partida a pedal e preço de R$ 7.590, ES com partida elétrica e preço de R$ 8.190, já a top de linha ESD que conta com partida elétrica e freio a disco tem preço sujerido de R$ 8.690. Em todas as versões a Honda da um ano de garantia sem limite de quilometragem.

*Os valores de preço tem como base o Estado de São Paulo.


################################


13/09/2009 - 02h06

BMW produz milionésima moto com ABS

A naked K 1300 R foi a motocicleta a atingir esta marca para a empresa alemã

A naked K 1300 R foi a motocicleta a atingir esta marca para a empresa alemã

Equipamentos de segurança têm uma importância incalculável para os usuários de motocicletas e inovações são sempre bem-vindas quando se fala em salvar vidas. Na última semana, a BMW alcançou uma cifra importante em sua história. A marca bávara já fabricou 1 000 000 de motocicletas equipadas com ABS (Anti-lock Braking System).


#################################


13/09/2009 - 01h51

Suzuki GSR 250, a anti-Honda CB 300R

Europeus dizem como certa a chegada da moto ao Brasil, no início de 2010

Suzuki GSR 250

Suzuki GSR 250

A disputa entre as motocicletas urbanas com motores 250 e 300 tem tudo para ganhar, ainda mais, “tempero” nos próximos meses. Mais uma empresa japonesa pode estar prestes a entrar nesta briga. Além de já contar com Honda e Yamaha, a Suzuki parece estar na iminência de um lançamento neste segmento. De acordo com sites e blogs da Europa, a fabricante prepara para lançar a GSR 250, uma moto que bateria de frente com a CB 300R e Fazer 250.


#################################


13/09/2009 - 01h48

Piaggio próxima de produzir no Brasil

Primeiros modelos montados devem ser o Fly 150 e a Vespa LX 150

Fly150_640x408

Com uma gama de produtos que remetem as “vespinhas” clássicas e uma qualidade acima da média, a Piaggio tem tudo para iniciar, no próximo ano, a fabricação de seus scooter em nosso país. A importadora oficial da marca no Brasil, a PVGA, está negociando o princípio da montagem das motos para março de 2010, em Manaus, no Amazonas.

#################################


13/09/2009 - 01h24

Triumph Speed Triple ganha edição limitada para comemorar 15º. aniversário

triumph-speed-triple-se-2010-1g

A inglesa Triumph comemora os 15 anos do modelo Speed Triple com uma série limitada. A Special Edition vem apenas na cor preta com detalhes em vermelho e traz uma pequena carenagem sobre os faróis (normalmente um acessório à parte), banco especial e a assinatura de John Bloor, proprietário da marca, sobre o tanque de combustível.


#################################


13/09/2009 - 01h22

Suzuki mostra nova Gladius “black”

SFV650 tem um motor bicilíndrico em V de 654 cm³ e custa 6 299 euros

SFV650 tem um motor bicilíndrico em V de 654 cm³ e custa 6 299 euros

Lançada no início deste ano no exterior como nova aposta da Suzuki para o mercado de nakeds médias, a SVF650 Gladius já recebe novidades. Seguindo uma tendência estética que está na moda, a moto recebeu um visual “black”, a exemplo de máquinas de outras fabricantes.


#################################


13/09/2009 - 01h16

BMW F 800 GS tem desempenho e ciclística para enfrentar aventuras

Motor da F 800 GS oferece 85 cv e suspensões de longo curso encaram bem os obstáculos

Motor da F 800 GS oferece 85 cv e suspensões de longo curso encaram bem os obstáculos

A BMW R 1200 GS é um ícone entre as motocicletas aventureiras e também o modelo mais vendido da marca alemã em todo mundo. Aproveitando-se da fama da família GS, a BMW lançou em 2007 a F 800 GS. Equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 800 cc, a “mini GS” desembarcou no Brasil no final de 2008. Dividindo com sua irmã maior atributos como versatilidade e grande autonomia, a F 800 GS tem no porte menor e preço mais acessível as vantagens para conquistar os motociclistas fãs do segmento big-trail que veem na marca alemã seu objeto de desejo.


#################################


12/09/2009 - 05h57

Nova Ténéré em teste no Brasil!

XT 660Z Ténéré - Testes no Brasil.

XT 660Z Ténéré - Testes no Brasil.

Uma ótima notícia para os amantes da famosa Ténéré, a nova yamaha Ténéré foi flagrada na Avenida Marginal em São Paulo. Postada por Geraldo Simões mais conhecido como Tite no seu blog pessoal Motite, e as fotos foram enviadas por um amigo apelidado de Camarão.

Confira abaixo a foto do encarte de importação da nova XT660Z:


#################################


11/09/2009 - 15h12

Dafra Speed 150 perde desempenho para não poluir

Além do preço competitivo (R$ 4.640,00 ou financiada em 48 x R$ 170,00 e com emplacamento grátis), versão agora atende ao Promot 3

Além do preço competitivo (R$ 4.640,00 ou financiada em 48 x de R$ 170,00 e com emplacamento grátis), versão agora atende ao Promot 3

De janeiro até a segunda quinzena de agosto já foram emplacadas exatas 22.312 unidades da Dafra Speed 150. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a moto é a sexta mais vendida na categoria street (veja ranking). Além da grande exposição de mídia, do preço competitivo (R$ 4.640), a versão 2010 da Speed agora está menos poluente, já que o modelo passou a atender a terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).


#################################


10/09/2009 - 11h27

Kawasaki Ninja 250R e a Naked Z750
serão montadas no Brasil

Quem nunca sonhou pilotando uma moto esportiva? Porém, o preço elevado das “sport” de alta cilindrada acaba impedindo a concretização deste desejo. Assim, opções de menor cilindrada tornam-se uma alternativa mais acessível aos amantes de duas rodas e, na última sesta sexta-feira (21), a Kawasaki anunciou que a Ninja 250R terá o novo preço sugerido de R$ 15 550, diminuindo os R$ 18 800 cobrados anteriormente.

A Ninja 250R terá o novo preço sugerido de R$ 15 550
t0pwuq

O fato ocorreu devido ao início da produção da Ninja 250R no Pólo Industrial de Manaus, que começará ainda em 2009. Com este processo adiantado, a marca japonesa reduziu o valor da moto, inclusive, dos estoques remanescentes de unidades importadas. Outro produto que será montado no Brasil trata-se da naked Z750, que passa a custar R$ 33 990, em contrapartida ao valor antigo de R$ 39 900.

A naked Z750, que passa a custar R$ 33 990
mb7ta8

Perto de comemorar um ano de suas atividades oficiais no Brasil, a Kawasaki Motors do Brasil conta com 16 concessionárias espalhadas pelo país e, até o final do ano, a expectativa é alcançar 30 lojas. A marca também divulgou que mais novidades estão a caminho e serão apresentadas no Salão Duas Rodas, de 7 a 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Confira nova tabela de preços sugerido da Kawasaki (sem frete incluso):

Ninja 250R 2009 — R$ 15 550
Ninja ZX-6R 2008 — R$ 42 450
Ninja ZX-10R 2009 — R$ 58 800
Z750 2009 — R$ 33 990
Vulcan 900 Classic 2009 — R$ 35 550
KLX110 2009 — R$ 6 990
KLX110 Monster 2009 — R$ 7 299
KX65 2009 — R$ 13 800
KX65 Monster 2009 — R$ 14 800
KX250F 2009 — R$ 26 800
KX450F 2009 — R$ 32 500

#################################

11/07/2009 - 13h09

Yamaha Midnight Star XVS 950
enfrenta Honda Shadow 750


Até a gelada Campos do Jordão (SP) para descobri quem é a melhor: a nova estradeira da Yamaha ou a veterana Shadow

http://www.msnauto.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre_MIDNIGHTxSHADOW.jpg

A liderança da Honda Shadow 750 no mercado de custom de alta cilindrada - em 2008 foram emplacadas 2.508 unidades – tem agora uma ameaça de peso: a novíssima Yamaha XVS 950 Midnight Star, lançada em maio no Brasil. Além da áurea de novidade mundial, a Midnight Star tem no design mais atraente e no motor maior e mais potente os grandes atributos para entrar nessa disputa. Porém, cobra no preço, já que a nova custom da Yamaha custa a partir de R$ 34,60 mil (R$ 34,90 mil a cor vermelha), enquanto a veterana Honda Shadow sai por R$ 30.000.


################################



NOTÍCIA AGÊNCIA SENADO:
APROVADA A REGULAMENTAÇÃO
DAS PROFISSÕES DE
MOTOBOY E MOTOTAXISTA

PLENÁRIO / Ordem do Dia
08/07/2009 - 21h51

Aprovadas as profissões de 'motoboy' e mototaxista

O Plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (8), projeto substitutivo ao PLS 203/2001, apresentado há oito anos pelo então senador Mauro Miranda (PMDB-GO), que regulamenta as atividades de mototaxista, motoboy e do profissional em serviço de comunidade de rua (moto-vigia). O funcionamento desses serviços, entretanto, dependerá de autorização do poder público em cada município. A matéria vai à sanção do Presidente da República.

Para exercer a profissão, o motoboy, mototaxista ou motovigia terá de ter 21 anos completos; dois anos como condutor ou condutora de motocicleta; e habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Do motovigia, especificamente, serão exigidos documentos usuais como carteira de identidade, atestado de residência e certidões negativas de varas criminais.

Do ponto de vista da segurança, os profissionais deverão trabalhar vestindo colete dotado de refletores. No caso dos veículos destinados ao moto-frete (conduzidos pelos motoboys), a lei exigirá a instalação de equipamentos de segurança como os mata-cachorros e as antenas corta-pipas, que deverão ser inspecionados semestralmente, além de identificação especial. Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fiscalizar as normas de segurança.

Capítulo adicionado ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata da condução de "motofrete" para exigir autorização emitida por órgão de trânsito a fim de que as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte de mercadorias possam circular.

Constituirá infração, por exemplo, empregar ou manter contrato de prestação continuada de serviço com condutor de motofrete inabilitado legalmente e fornecer ou admitir o uso de motocicleta ou motoneta para o transporte remunerado de mercadorias que esteja em desconformidade com as exigências legais.

Será proibido o transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos e de galões nos veículos de carga, com exceção do gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxílio de side-car.

A explicação para a ausência de normas específicas de segurança relativas ao serviço de mototáxi é que o projeto original não versava sobre esse aspecto. E a Câmara dos Deputados, ao examiná-lo, preferiu excluir a parte que tratava do transporte de passageiros, fixando-se no transporte de mercadorias e documentos.

Quando o projeto voltou ao Senado, o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Expedito Júnior (PR-RO), decidiu restabelecer o texto de Mauro Miranda e aproveitar parte do que foi acrescentado pelos deputados, na forma de emenda aditiva. Esse procedimento evitou que, em razão de novos artigos, a matéria tivesse de voltar à Câmara, frustrando a expectativa do movimento em favor da regularização.

Espera-se que, agora, o próprio Contran e os poderes estaduais e municipais cuidem de regulamentar os aspectos relacionados à segurança de condutores profissionais e passageiros de mototáxis.

A aprovação foi bastante comemorada pelos mototaxistas e motobóis que lotaram a galeria do Plenário do Senado. Ao fim da votação, eles celebraram cantando o Hino Nacional.

- Não podemos fazer de conta de que esse serviço não existe. Os profissionais da moto somam 2,8 milhões em todo o país - argumentou a relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN)

Já o relator do projeto na CCJ ressaltou a tramitação veloz da matéria nesta última fase e a recuperação dos termos do projeto de Mauro Miranda.

- Demonstramos compromisso em votar essa matéria importante e em quatro meses o fizemos, depois de muita articulação e com a participação de vários parlamentares - lembrou Expedito Júnior.

Motovigias

O PLS 203 criou normas dirigidas aos vigias que trabalham com motos, chamados tecnicamente de profissionais em serviço de comunidade de rua. Os motovigias terão como obrigações observar o movimento de chegada e saída dos moradores em sua residência; acompanhar o fechamento dos portões do imóvel; comunicar aos moradores, ou à polícia, sobre qualquer anormalidade nos veículos estacionados na rua; e informar aos moradores, ou à polícia, sobre a presença de pessoas estranhas e com atitudes suspeitas na rua.

Nelson Oliveira / Agência Senado


#################################

08/07/2009 - 21h51

Senadores defendem regulamentação da atividade de mototaxista

"Não podemos mais ter um serviço que existe, e que muitos fazem de conta que não existe", receitou a senadora Rosalba Ciarline (DEM-RN) ao defender a regulamentação da atividade dos profissionais que utilizam motocicletas como transporte. Relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ela observou que muitos motoboys e mototaxistas trabalham como empregados sem ter direito a ter sua carteira assinada ou ao FGTS, e sem segurança para pagar sua Previdência para poder requerer aposentadoria ou qualquer outro benefício.

O relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Expedito Júnior (PR-RO), lembrou da luta travada para que o projeto pudesse ser votado. Ele ressaltou que, apesar de regulamentar a profissão de motoboy e de mototaxista, o projeto deixa a cargo das prefeituras a criação do serviço.

Para o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) o Senado cumpriu seu dever ao regulamentar uma profissão "que já presta relevantes serviços ao povo brasileiro, sobretudo aos mais humildes". Crivella enumerou vários projetos que vem apresentando em benefício dos usuários de motocicleta, desde 2003. Entre eles, o senador citou um que torna obrigatório o air-bag nas novas motocicletas.

- Os mototaxistas sofreram algumas angústias, mas vão sair daqui com um sorriso na boca - comentou o senador Romeu Tuma (PTB-SP), referindo-se aos dezenas de beneficiados pelo projeto que ocupavam a galeria do Plenário.

Tuma propôs que os mototaxistas sejam, a exemplo dos taxistas, beneficiados com a isenção de impostos para aquisição da motocicleta a ser utilizada no trabalho.

Por sua vez, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) lembrou que foi na sua gestão como prefeito de Macapá que os mototaxis começaram a circular na capital amapaense. Ele registrou que chegou a receber pressão de proprietários de empresas de ônibus e de taxistas que defendiam a extinção do serviço.

- Preferi levar em consideração a avaliação que a sociedade fazia e mantive os mototáxis, mesmo sendo considerados clandestinos - disse.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) explicou que o projeto delega às prefeituras o direito de aprovar leis municipais regulamentando o serviço. Ele exemplificou que se São Paulo, uma metrópole que tem um trânsito problemático, preferir não regulamentar o mototáxi, ela tem esse direito.

- A forma de o serviço funcionar será decidida em cada cidade, em cada câmara municipal e com cada mototaxista - declarou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Ele também rechaçou que esteja havendo um choque entre taxistas e mototaxistas por causa do projeto sobre o qual o Senado deliberou.

- Temos que derrubar essas falácias uma por uma - sugeriu. O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) congratulou-se com o Senado pela votação do projeto que, na sua avaliação, faz justiça aos mototaxistas.

Roberto Homem / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

#################################

08/07/2009 - 21h16

Senadores destacam importância de mototaxistas e 'motoboys' para as pequenas e médias cidades

Durante a discussão e encaminhamento de votação do texto substitutivo da Câmara ao projeto de lei do Senado (PLS 203/01) que regulamenta o exercício das atividades de mototaxistas e de motoboys, diversos senadores declararam apoio à aprovação da matéria e destacaram a importância dessas profissões para o país, principalmente para as pequenas e médias cidades brasileiras.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou o trabalho do colega Expedito Júnior (PR-RO) como relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e parabenizou os mototaxistas e motoboys pela conquista.

José Agripino (DEM-RN) disse que várias pequenas e médias cidades do Rio Grande do Norte usam os serviços de mototáxi. Ele disse que o DEM abriu mão de obstruir as votações desta quarta-feira (8) "apenas por respeito a essas categorias".

- Há muito tempo que a categoria existe e ganha seu sustento com decência e honestidade - disse Agripino.

Por sua vez, João Ribeiro (PR-TO) afirmou que há 20 anos, quando era prefeito de Araguaína (TO), enviou para a Câmara de Vereadores o primeiro projeto regulamentando a atuação de mototáxis na cidade. Atualmente, acrescentou, todas as cidades de Tocantins já usam tais serviços. Ele disse que vários países do mundo já adotaram "esse transporte barato, seguro e tão importante para os mais humildes".

Inácio Arruda (PCdoB-CE) informou que o município de Crateús (CE) foi um dos pioneiros na adoção do transporte em mototáxis, que hoje já está espalhado por todo o estado.

- Estamos garantindo que a legislação ampare e proteja esses trabalhadores profissionais. O Senado responde a um apelo popular - disse Inácio Arruda.

Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marco Maciel (DEM-PE) e Valter Pereira (PMDB-MS) congratularam os profissionais mototaxistas e motoboys pela aprovação da matéria. Valter Pereira destacou que a aprovação do projeto é fruto da mobilização de seguimentos da sociedade brasileira.

Já Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que esses profissionais esperam há cerca de 20 anos a regulamentação de suas profissões. Ele disse que essa regulamentação não significará prejuízos para a categoria dos taxistas convencionais. Ele também afirmou que o serviço de mototáxi já está espalhado por toda Rondônia.

Augusto Castro / Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


#################################

08/07/2009 - 21h18

Senadores elogiam regulamentação das profissões de mototaxista e 'motoboy'

O senador José Nery (PSOL-PA) disse que a regulamentação da profissão de mototaxista e de motoboy é fruto da luta da categoria, que engloba milhares de trabalhadores. Para ele, o surgimento da profissão é fruto da criatividade do povo brasileiro. Ele elogiou a dedicação do senador Expedito Júnior (PR-RO) para a aprovação da matéria.

O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) destacou o serviço comunitário que poderá ser feito com utilização das motos. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que lutou muito pela categoria em seus três mandatos como deputada estadual. Já o senador Efraim Morais (DEM-PB) elogiou a presença de 79 dos 81 senadores na sessão em que seria votada a matéria.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o mérito é do ex-senador por Goiás Mauro Miranda e ressaltou a coincidência de a sessão desta quarta-feira (8) estar sendo presidida por outro senador goiano, Marconi Perillo (PSDB). O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que Senado tem mostrado sua altivez e sua grandeza, aprovando projetos que melhoram as condições de vida de milhares de trabalhadores.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) parabenizou os mototaxistas e motoboys pela conquista da regulamentação da profissão. Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que a motocicleta está racionalizando o transporte não só no meio urbano, mas também no rural. Na presidência da sessão, Marconi Perillo elogiou todos os senadores que trabalharam para a aprovação do projeto.

Todos elogiaram Expedito Júnior e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), presidenta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


#################################



XRE 300: Sofisticação e versatilidade
no asfalto e na terra


____ Lançada em Junho de 2009, o modelo é apresentada como "substituta da XR250 e da NX Falcon":

____ Com motor 300cc, injeção eletrônica e design agressivo, novo modelo Honda de conceito adventure touring encara qualquer desafio.



____ Visual adventure aliado a uma pilotagem mais confortável, adequada tanto ao uso nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Foi com este propósito que a Honda desenvolveu a XRE 300, novo modelo que integra seu line up de motocicletas nacionais.


____ Para tornar este conceito realidade, foi aplicado design marcante, motor com 300cc, posição de pilotagem mais confortável e novo chassi tipo berço semi-duplo. Com tais características, busca-se conquistar os usuários da XR 250 Tornado e da NX4 Falcon, além de proprietários de modelos de menor porte que buscam sofisticação e diferenciação.


____ A XRE 300 atende às expectativas tanto de iniciantes no mundo das duas rodas quanto de motociclistas mais experientes e é ideal para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e para aqueles que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana.

____ Design agressivo e imponente:

____ O DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o projeto da XRE 300, a exemplo das suspensões de longo curso, do escapamento com saída alta, do paralama principal elevado e do secundário, que protege contra respingos. Somado a tudo isso, foi adotada a tendência “adventure” na nova motocicleta, que apresenta linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.
____ Na dianteira, o farol multi-refletor, com lentes em policarbonato de 60/55W, oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem em preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.

____ O novo painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.

____ O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado.

____ Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, enquanto o bagageiro facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (disponível no mercado).

Para encarar qualquer aventura!!!
Conheça agora a Ficha Técnica
da
Honda XRE-300 - 2010


Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima: 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão: 9,0 : 1
Farol (alto/baixo): 60/55W
Sistema de partida: elétrica
Capacidade do tanque: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Óleo do motor: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseira: pro-link com 225 mm de curso
Freio dianteiro: disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro: disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro: 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi: Berço semiduplo
Altura do assento: 860 mm
Altura mínima do solo: 259 mm
Dimensões (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
Entre-eixos: 1.417 mm
Peso seco: 144,5 kg
Cores: preta, vermelha e amarela metálica

Preço: R$ 12.890,00



#################################
Honda CB 300R - Substituta
da Twister CBX 250 S

____ Lançada em Junho de 2009, a Honda inicia no Brasil a venda da moto CB 300R. A novidade substituirá a CBX 250 Twister e será oferecida em uma única versão a um preço de R$ 11.490,00

____ O motor é monocilíndrico de 300 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote e injeção eletrônica. O torque passou de 2,48 mkgf para 2,81 mkgf a 6.000 rpm e a potência subiu de 24 cv para 26,53 cv. A Honda CB 300R tem como principais concorrentes a Yamaha Fazer 250 e Kasinski Comet 250.


Com tanque maior (18 litros), defletores de ar, pneus mais largos e farol dianteiro maior, CB 300R parece uma moto maior.


A CB 300R vai ser vendida em quatro cores: vermelha, prata, preta e dourada


Motor de 291,6 cm³ de capacidade oferece 26,5 cv a 7.500 rpm


Detalhe do novo escape na lateral são traços emprestados da Honda CB 600F Hornet, mais curto, e do pneu traseiro mais largo (140/70)


Banco em dois níveis, alças em aço escovado e rabeta minimalista.


#################################
MADE IN CHINA para o Brasil
NOVA TRAXX JH 250 SHARK:

____ Lançada em março de 2009, o modelo é o carro chefe da linha. Com figurino custom, a nova Traxx JH 250 Shark segue a receita de muitos cromados, posição de pilotagem mais relaxada, com banco tipo selim mais baixo e largo para o piloto, pedaleiras avançadas para esticar as pernas, banco da garupa com encosto para maior conforto, farol arredondado e destacado e escape duplo cromado.


____ E o motor, em vez do tradicional de dois cilindros em V, adota arquitetura de dois cilindros paralelos. Com 233 cm³, tem refrigeração a ar e alimentação por carburador, desenvolve 19,7 cv a 8.000 rpm e torque de 1,8 kgfm a 6.500 rpm, que são medidos no virabrequim e não na roda, mas omitidos em sua ficha técnica. Uma forma de turbinar os números, já que entre o virabrequim, e a roda há perda de potência em função do atrito e outros esforços. A suspensão dianteira é do tipo convencional telescópica, com 145 mm de curso. A suspensão traseira tem duplo amortecimento e 75 mm de curso. O freio dianteiro conta com um disco ventilado de 135 mm de diâmetro e o traseiro acionado por tambor de 130 mm de diâmetro. O câmbio tem cinco marchas, o peso a seco é de 155 kg e o guidão, do tipo mais alto e plano. O painel tem um relógio solitário.



____ A Shark 250 vem de série com dois faróis auxiliares cromados e arredondados, mas de menores dimensões, e suporte para colocação de alforges nas laterais, aumentando a capacidade de carga, especialmente em viagens. Também pode receber garupeira cromada. As rodas são em liga leve, com cinco raios e a pintura em duas tonalidades, combinando preto e amarelo. Além disso, a nova Traxx Shark 250 está equipada com mata-cachorro.

____ O preço promocional de lançamento é de R$ 9.990,00


#################################
Inglaterra - Conheça a motocicleta com maior capacidade cúbica do mundo!

____ A Rocket III é o modelo de série com maior motor em capacidade cúbica do planeta: 2.294 cm³.

____ A Moto da Triumph se destaca por seu gigantesco motor de 2300cc e por sua excelente ergonomia. O piloto roda com muito conforto, proporcionado pelo banco amplo, no melhor estilo sela e também pelo guidão aberto, que faz com que não se tenha que pilotar encurvado. A grande característica deste foguete é que o torque máximo já está disponível a 2.500 rpm, fazendo com que o corpo do piloto seja empurrado pra frente com grande “violência”.

____ Para aguentar todo o peso dessa máquina, e fazer com que ela pare com eficiência, ela conta com garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro e freio de disco duplo de 320 mm, com pinças de quatro pistões. Na traseira, a suspensão é bichoque e o freio é de disco simples de 316 mm. A estradeira conta com transmissão final por eixo-cardã e pneu de 240 mm.

____ Simples e funcional, o painel da Rocket III traz várias informações úteis ao motociclista
____ Nas curvas mais fechadas, as pedaleiras tendem a raspar no asfalto

____ Feita para o mototurismo, o tanque de combustível da Rocket III tem capacidade para 24 litros de gasolina.

____ No mercado nacional, a muscle custom inglesa custa R$ 62.900,00

#################################
Brasil - SUNDOWN CUSTOM 250cc - Motor em V:

____ As nacionais Custom ganharam grande repercussão na mídia depois do lançamento da Dafra kansas (125 e 250cc), porém, antes da Dafra, já existia e ainda é comercializada pela Sundown a sua Custom de 250cc e motor em V.
____ A Sundown VBlade chama atenção pelo seu estilo custom, partes cromadas e seu motor de dois cilindros em V.


Especificações Técnicas

Motor 2 cilindros em V - 4 tempos(OHC) 250cc
Partida elétrica
Painel digital com hodômetro e indicador de combustível
Freio dianteiro a disco com 240mm de diâmetro e pinças de duplo pistão
Rodas em liga leve
Suspensão traseira monoamortecida com link progressivo
Assento individual e sissy bar(encosto para garupa)

Motor
Tipo: 4 tempos, bicilíndrico em V, SOHC, arrefecido a ar
Cilindrada 248 cc
Diâmetro e curso 49 x 66 mm
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima 19,7 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 1,57 kgf/m a 7.500 rpm
Sistema de partida Elétrica

Chassi / Suspensão
Tipo: Berço duplo
Suspensão dianteira: Garfo telescópio
Suspensão traseira: Monoamortecido
Freio dianteiro tipo/diâmetro: Acionamento hidráulico, duplo pistão / Disco 270 mm
Freio traseiro tipo/diâmetro: Tambor 160 mm
Pneu dianteiro: 3,00 – 18 – 47 S
Pneu traseiro: 130 – 90 – 15 MC 66 S

Dimensões
Comprimento total 2.260 mm
Largura total 930mm
Altura total 1.300 mm
Distância entre eixos 1.570 mm
Peso seco 163 kg
Altura do assento 750 mm
Distância mínima do solo 155 mm

Transmissão
Tipo de transmissão: 5 velocidades (I-N-2-3-4-5)
Tipo de embreagem: Multidiscos banhados em óleo

Sistema Elétrico
Bateria: 12V 9Ah

Capacidades
Tanque de combustível: 14 litros
Reserva de combustível: 3 litro
Óleo do motor: 1,8 litro

Fonte: www.motokando.com

#################################
Brasil - PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR:

____ ... Talvez muitos de vocês já saibam da novidade, porem não custa nada relembrar.
____ Ate a pouco tempo atrás a gente viajava com a nossa habilitação brasileira sem problema nenhum para o Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, etc.
____ Agora não é mais aceita, agora tem que ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir)
____ Fiquei sabendo isto durante o curso para a renovação da habilitação.
____ A PID pode ser solicitada em qualquer CFC, Centro de Formação de Condutores e tem a mesma validade da habilitação.
____ Custo, em torno de R$40,00, não tem burocracia, é só solicitar.

____ Mensagem original de : Rubens (BUCANERO)
____ Fonte da matéria: e-mail enviando por Antonio Kerchiner


#################################

U.S.A. - MOTOS CONFEDERATE...

____ Confederate é uma empresa que trabalha com design. Sua missão é re-criar o design americano revolucionário. Para isso, a companhia produz motos que são verdadeiras obras primas de tecnologia e estilo:


____ Sobre o Inicio da Confederate com a "Wraith"...



____ A origem da Confederate:

____ Na época, a Wraith ainda era um protótipo. Na verdade, a Confederate já estava iniciando sua produção da Confederate Wraith quando a mãe natureza resolveu interferir. Veio o furacão Katrina, e a fábrica esperava no máximo algum pequeno alagamento... todos sabem no que deu e a produção foi engavetada por mais algum tempo. Agora a aparição se tornou realidade, com um novo desenho e uma nova proposta, e suas vendas já começaram depois que o presidente da empresa, Mr. George Barber, mudou a fábrica da Confederate de New Orleans para Birmingham, no Alabama.


#################################

Europa - KTM RC8 SuperBike

____ O mercado das supermotos está pegando fogo! Primeiro foi a nova Ducati 1098, depois a Buell 1125 e agora a KTM também entra na briga, com essa nova RC8, com motores V-Twin de aproximadamente 150 cv. E dizem que a BMW também está com uma superbike pra lá de competitiva saindo do forno, então lá vem mais uma pra entrar na disputa, mais abaixo voces encontram a matéria da BMW...

____ O design está um pouco diferente, mas é impossível se confundir com essa cor laranja gritante que é a marca registrada da KTM...

____ A RC8 apresenta um V-Twin de 75 graus, de 1148cc e 155 cv. Nada mal, já que a relação peso-potência não fica devendo nada pra ninguém (são 414 lbs ou 187.78kg)...


____ Mais um sonho que dificilmente se tornará realidade no Brasil...

#################################

Europa - MOTO YAMAHA V-MAX:
1679 cc, 200 cv DE POTENCIA


____ A espera acabou. Depois que muito tempo esperando e satisfazendo nossa curiosidade com fotos de protótipos, a nova Yamaha V-Max 2009 finalmente foi apresentada de forma oficial. A verdade é que valeu a pena esperar: a marca japonesa superou a si mesma mais uma vez e criou um sucessora digna da mítica V-Max, a ‘muscle bike’ que fez história a partir de meados dos anos 80...

____ Além das fotos da nova V-Max, alguns números foram divulgados: motor v4 de quatro tempos e 1.679cc, 200 cv de potência e Par de 166,8 Nm.

____ Os engenheiros da Yamaha, pensando em poupar algumas vidas, limitaram a velocidade máxima a 220 km/h. Para compensar, eles bolaram um sistema que permite acelerar e espremer ao máximo o motor da V-Max durante um quarto de milha, algo muita gente vai agradecer com certeza...


#################################

U.S.A. - Harley Davidson 2009 com 1250 cc de Elegância



____ Quem gosta de moto sempre sonha com uma Harley Davidson. E a Harley parece sustentar esses sonhos a cada lançamento.

____ O que dizer da nova V-Rod Muscle, versão 2009? São 1250 cc de elegância e esportividade que faz qualquer marmanjo ficar babando. O modelo sai por US$ 18 mil (R$ 28 mil) nos EUA.


#################################

Europa - MOTO BMW SÉRIE LUXO: TOURER K 1200



____ Mesmo com toda a sua tradição no desenvolvimento de veículos de altíssimo luxo, seja carro ou moto, a BMW ainda consegue surpreender os amantes dos motores. Foi assim com a sua nova máquina em duas rodas, a Tourer K 1200 LT.

____ Com um motor de 4 cilindros, 116 cavalos e velocidade máxima de 200km/h, essa moto já impressiona pelo bom motor. Mas suas tecnologias ganham ainda mais destaques. A novidade da montadora alemã é especial para aqueles que gostam de longas viagens em cima de uma moto. Logo, o motorista tem todo o conforto: bancos aquecidos, rádio com disqueteira de 6 CDs, computador de bordo e piloto automático.

____ Essa BMW une toda a segurança, tecnologia e potência da marca, ideal para aventureiros de estradas!


#################################

Holanda - MOTO MAIS ANTIGA DA INGLATERRA É VENDIDA POR 26 MIL LIBRAS

____ Pois é, um colecionador holandês levou para casa a moto Raleigh que foi fabricada em 1899 pela grande soma de 26 mil libras. O proprietário anterior era um senhor de 90 anos chamado Mr. Day que herdou a máquina de seu pai, fundador do clube Vintage Motor Cycle.

____ A antiga moto foi construída na cidade de Nottingham e nunca havia saído de lá desde então. O governo local lamentou muito não ter podido comprá-la. A fábrica, Raleigh, parou de fazer motos em 1906, só voltando em dois outros períodos – 1920/1933 e 1958/1971.

____ A foto que ilustra o post infelizmente não é a da leiloada, pois sua imagem, assim como o nome do comprador, não foi divulgada ao público – mas não deixa de ser um Raleigh, de 1922.

#################################

Portugal - MOTO VESPA DE MADEIRA...



____ O carpinteiro português Carlos Alberto quis mostrar a sua habilidade com as ferramentas e fez uma Vespa de madeira que funciona como uma de verdade. Em seu SITE podemos ver as etapas de criação.

____ Aparentemente o carpinteiro não está vendendo a sua obra, mas quem sabe ele resolve fazer umas para vender? Seria o máximo sair por aí com uma Vespa assim! Mas cuidado, no Brasil temos cupins...

#################################

Japão - UMA OBRA DE ARTE EM FORMA DE MOTO



____ A criação de Chicara Nagata não é apenas uma motocicleta, mas também uma obra de arte; tem, inclusive, o preço de uma. Avaliada em torno de 1 milhão de dólares, a moto reúne traços mais retrós com outros futuristas e surpreende pela originalidade, fruto das inúmeras horas de trabalho do artista.

____ Chicara usa sua arte para expressar sua gratidão aos que doaram sangue quando ele sofreu um grave acidente de moto aos 16 anos. Uma maneira bonita e cara de se agradecer, porém, extremamente válida.

____ Lembrando que as partes da moto são todas feitas à mão; definitivamente, uma expressão artística.


#################################

Europa - MOTO FERRARI V4 SURPREENDE COM MOTOR DA ENZO



____ Essa linda e inacreditável moto da Ferrari foi criada pelo designer industrial israelita Amir Glinik. Usando um motor modificado da Ferrari Enzo, a V4 é um misto das belas linhas da marca e da tecnologia de ponta em questão de motor, engrenagem e direção.

____ A moto possui controles manuais adaptados de um jato de combate F-16, botões dos carros de Fórmula 1 da escuderia e controles de som e computador de bordo, comandados por uma tela touchscreen. Glinik fez a moto em vermelho clássico da Ferrari e também em amarelo.

____ Ninguém sabe ainda ao certo sobre a velocidade que ela alcança e o preço que ela custará, mas é certeza que as duas questões trazem grandes números na resposta. Na verdade, ninguém nem sabe ainda se a V4 passará para um estágio de produção para venda, mas estamos com os dedos cruzados.

#################################
Brasil - HONDA FIREBLADE 2009
"Não muito diferente da 2008"

____ Quando foi apresentada este ano, a Honda CBR1000RR – a Fireblade – ganhou elogios de ambos, crítica e motociclistas. Levando em conta a dominação da Honda no mercado, não seria de se espantar que a versão 2009 da moto não tivesse muitas mudanças.



____ Foi o que aconteceu; os freios ABS, apesar de serem uma mudança relevante, não melhoram em nada o design. Mesmo assim, os desempenhos nos testes têm sido melhores que os do modelo anterior – ou seja, o motor sofreu mudanças. Ah, claro, algumas cores novas podem até aparecer.

#################################

Brasil - ANO NOVO COM MOTOS NOVAS

____ O mercado brasileiro de motocicleta teve uma queda muito brusca devido à crise mundial, o crescimento do mercado estava previsto fechar 2008 em torno dos 20% acabou fechando próximos dos 15%, lógico que houve um bom aumento nas vendas, mas não como os fabricantes, que investiram apostaravam.
____ Especialistas prevêem que 2009, o mercado de motocicleta deve continuar crescendo num ritmo mais lento, pouco abaixo dos 10%, outras já prevêem que para uma época de crise o melhor mercado se tem é o de moto, por ser uma opção de transporte mais barata.
Fora isto, o ano de 2009 tem-se muitas novidades e lançamentos. A Suzuki que faz tanto mistério sobre as mudanças em sua linha de 125 cc (Yes, Intruder e Burgman), já apresentou suas armas nas motos de média cilindrada, apostou na GSX-F 650 e na V-Strom DL 650.

Yamaha Ténéré

____ A Yamaha promete trazer a nova XTZ 660 Ténéré. Para os aventureiros irem economizando e sonhando com a nova Big-Trail, além destas promessas podemos incluir ai também a primeira moto bicombustível do mundo, a Amazonas AME C1, que é uma custom que através da tecnologia Delphi poderá rodar com álcool ou gasolina. O preço da moto de 300 cc deve ficar por volta de R$ 16.000.
____ Para atender a Promot 3 ( Programade Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), a Honda trouxe a nova CB 600F Hornet, a Shadow 750, a Yamaha, apresentou a nova YBR 125 Factor, que ao contrário das outras não utilizou injeção eletrônica e sim um carburador mais moderno que por sua vez deixou sua 125 cc mais “fraca”, entretanto mais econômica, as que ainda não mudaram terão de mudar o quanto antes. Já que a Promot 3, entrou em vigor no dia 1º de janeiro.


#################################


Brasil - HONDA HORNET 2009/2009

____ Por meio de um hotsite, a Honda já esta divulgando a versão 2009/2009 da CB 600F Hornet, onde a única novidade da versão é a cor amarela metálica.

Honda Hornet

____ Fora o design minimalista, esta máquina tem 102 cv de potência, mais que o necessário para uma moto de 599,3 cm³.
____ Os preços sugeridos para a Honda Hornet 2009/2009 variam de R$ 31.980 (standard) a R$ 34.280,00 (com sistema de freios ABS).
____ Fonte: UoL


#################################


Europa - BMW GG QUAD 2009

____ Cansado de andar sobre duas rodas em sua custom ou na sua street??? O europeus sim.
____ Agora a moda é pegar sua moto, arrancar as duas rodas e colocar nada menos que 4 ... é, QUATRO RODAS.
____ Com uma estética apaixonante, o GG QUAD e uma moto4 muito especial. Consegue cumprir a aceleração 0 - 100 km/h em apenas 4.6seg.


Motor: 2 cilindros opostos boxer, long., central.
Cilindradas: 1150 cc
Potência máxima(Cv/rpm): 95/7250
Binário máximo(Nm/rpm): 98/5500
Velocidade máxima: 175 km/h
0-100 km/h: 4.6 seg.


Preço: 36.500 € (Trinta e seis mil e quinhentos Euros)
Conversão: R$ 104.570,00 (Cento e quatro mil , quinhentos e setenta reais)

____ Sabendo da novidade, a SUZUKI resolveu não ficar de fora, lançou uma Hayabusa customizada valendo na casa dos R$ 145.000,00 reais:

#################################

U.S.A. - Aos 105 anos, Harley-Davidson
ganha seu primeiro triciclo com
vocação para o prazer


____ Com sua linha 2009, a Harley-Davidson colocou em produção o que os "customizadores" norte-americanos já faziam há algum tempo. A 'novidade' é o primeiro triciclo para até duas oficial da história da marca norte-americana que completa 105 anos, o Tri Glide Ultra. A informação havia sido antecipada por Willie G. Davidson, neto do fundador da Harley-Davidson, na sexta edição da revista "IMOCX" -- feita para o Grupo IZZO, representante da Harley no Brasil. Seu grande apelo de vendas será o conforto e a segurança para quem quer praticar o mototurismo (havia, nas décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos, uma adaptação chamada Servicar, com uma caixa de ferramentas montada sobre o eixo traseiro, que podia servir a oficinas, entregadores...). Já que esse "trike" tem como base a Ultra Electra Glide Classic, um dos modelos top da linha touring, que no Brasil custa R$ 79.900,00. Nos Estados Unidos, o Tri Glide tem preço sugerido de US$ 30 mil.

Harley-Davidson Tri Glide Ultra

____ No melhor estilo clássico e com porte avantajado, o veículo ganhou chassi concebido especificamente para garantir segurança a essa arquitetura de três rodas. Ou seja, para oferecer maior conforto e rigidez o quadro estrutural foi projetado para suportar as mudanças de direção e também o maior peso do Tri Glide.

____ Na parte dianteira a suspensão foi reforçada e o ângulo de caster aumentado. A trike recebeu sistema de freios da grife italiana Brembo, com grandes discos duplos. Já na traseira, a marca desenvolveu um novo eixo, que utiliza um ponto central de alumínio com tubos de aço. O Tri Glide traz discos de freios e amortecedores, independentes em cada roda. Para distribuir melhor o peso e absorver melhor os impactos com os pisos irregulares, o triciclo da Harley está equipado com pneus largos. Na traseira, rodas aro 15 calçadas com pneus Dunlop Signature P205/65R15 (medida usada em muitos carros de passeio). Na dianteira, o pneu "balão" foi instalado numa roda de aro 16.

____ Motor e Estilo

____ O Tri Glide está equipado com um novo motor de dois cilindros em "V" -- Twin Cam 103 --, que esbanja torque e é alimentado por injeção eletrônica de combustível. Já o sistema de transmissão conta com câmbio de seis velocidades, com Cruise Drive, ou seja, sexta marcha over-drive, na qual o motor trabalha com giro mais baixo, oferecendo maior conforto e economia de combustível.

____ Com relação ao visual dessa "carruagem" sobre três rodas, o departamento de estilo da Harley-Davidson, comandado pelo próprio Wilie G., tinha uma missão a cumprir: incluir componentes funcionais e estéticos à Tri Glide, sem que o modelo perdesse as linhas da atual Ultra Classic. Assim, o trike ganhou um porta-malas com capacidade para 80 litros. O Tri Glide mantém a iluminação com LEDs utilizada também no tourpak da Ultra Classic.

____ Em função de a traseira ser formada por partes separadas do resto da carroçaria, as peças podem ser removidos individualmente para reparo, manutenção ou substituição.

____ O triciclo da HD conta ainda com um potente sistema de som da marca Harman/Kardon, além de plug para o uso de intercomunicadores. Nos Estados Unidos, o Tri Glide Ultra Classic é oferecido em três opções de cores: Vivid Black, Dark Blue Pearl, and Red Hot Sunglo.

#################################


Alemanha - HONDA V4, CONCEITO FUTURISTICO

____ A Intermot (Internation Motorcycle and Scooter Fair) acontece a cada dois anos, e é considerada a maior mostra de motocicletas do mundo.


____ Neste ano, realizado em Colônia (Alemanha), a Honda apresentou o conceito V4. A idéia foi para celebrar os 30 anos da utilização de motores de quatro cilindros pela marca, além de dar dicas de como será a moto do futuro.

____ A marca não deu muitas informações técnicas sobre a V4, que se destaca pelo visual arrojado da dianteira e, principalmente pelas rodas vazadas que cobrem grande parte dos pneus exceto a parte de baixo, que faz contato com o solo.

#################################


U.S.A. - PRA QUEM GOSTA DE MOTOR ...

____ Com certeza você que acompanha o BlogMOTOR e gosta de carros, motos e outros veículos, já ouviu falar de motores em “V”, em linha ou opostos. Porém, alguns nunca tenham ouvido falar em motores radiais, visto que foram utilizados apenas em aviões da segunda guerra mundial, como os B-25 e B-17 e em uns poucos modelos comerciais como o DC-3.
____ Pois bem, recentemente dois malucos resolveram utilizar estes motores radiais em motos customizadas, isso mesmo, em motos! Uma das motos utilizou o motor na transversal e o outro na longitudinal, em ambos os casos o resultado foi impressionante. Não vou falar mais nada, veja com seus próprios olhos:
Motor na transversal

Motor radial em uma chopper

____ Amigos, fiquem tranqüilos ... a moto com todo esse motor "não voa"!!!

____ Fonte da matéria: e-mail enviando por Antonio Kerchiner

#################################

U.S.A. - + 1 MOTOR RADICAL ... A DIESEL

____ Nos Estados Unidos as motos a diesel são uma novidade que chama a atenção. Em 2005 duas delas, fabricadas pela Hayes Diversified Technologies (HDT) estabeleceram uma série de recordes de velocidade no famoso deserto de Bonneville – onde atualmente a maior parte das tentativas de recorde são realizadas.

____ A HDT foi a primeira a colocar em prática a tecnologia diesel para motos. Seu primeiro cliente foi o Exército dos Estados Unidos, mas a empresa já prepara versões civis de seus produtos. A primeira a ir para as lojas leva o singelo nome de Buldog. Mais detalhes:


#################################


Brasil - PROJETO PROÍBE MOTOS DE TRANSITAR ENTRE CARROS

Proposta que altera Código de Trânsito
Brasileiro será analisada pelo Senado

____ A Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe os motociclistas de trafegar nos corredores entre veículos. A proposta que ainda será analisada pelo Senado, determina que o motociclista deverá observar a distância lateral de 1,5 metro dos carros em circulação.

____ O projeto de lei 2.650/03 aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)retoma a redação original do Código, dada pelo Congresso, mas que foi vetada pelo Executivo sob a alegação de que a prática é largamente usada no mundo. A medida inviabiliza o costume de motociclistas de seguir pelos corredores formados entre carros no caso de congestionamentos ou em semáforos.

____ O autor da proposta, deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), acredita que assim será possível reduzir a quantidade de acidentes envolvendo motos, já que manobras como as realizadas atualmente no trânsito passarão a ser infrações sujeitas a multas. As informações são do site da Câmara dos Deputados. (site terra, de hoje).

Fonte da matéria: e-mail enviando por Antonio Kerchiner 13/04/09

#################################

VIVENDO E APRENDENDO!

RECEITA DE REPELENTE CASEIRO-CONTRA A DENGUE

____ Divulgue esta receita para seus amigos e parentes.

____ Ingredientes:

- 1 garrafa de álcool
- 1 pacote de cravo da índia

____ Coloque o cravo da India em infusão e depois de algumas horas no Alcool torna-se um excelente repelente caseiro). E também é um ótimo produto para limpar armários com produtos alimentícios.

____ Antes de publicar pesquisamos no Google. Os pescadores há muito já conhecem esta mistura, usam sempre em suas noites de pescaria para evitar picadas de insetos. Vamos divulgar uma prática, barata e que pode salvar muitas vidas.

____ Amigo Motociclista: é uma receita simples e barata, ótima para moto-acampamentos e Encontros.

Fonte da matéria: e-mail enviando por Antonio Kerchiner


#################################

... E aguardem por mais novidades!!!

#################################


Informações com o Rota 709 MC:
rota709mc@yahoo.com.br
(51)92774895



0 comentários:

Postar um comentário

  ® 2009. ROTA 709 MOTO CLUBE registrado na AMO-RS sob numero 390. Fundado em 12 de setembro de 2005 |  FALE CONOSCO.